Waldryano podcast

O que é o Coronavírus (Covid-19)?


CORONAVÍRUS: SAIBA TUDO SOBRE O COVID-19 QUE AFETA O MUNDO!


Nos últimos meses o assunto do Coronavírus, ou Covid-19, tem sido muito comentado em todo o mundo. Comunicação social, Redes Sociais, e todos os meios de comunicação se enchem com novos casos de Covid-19, mais e mais informações que podem ser úteis, ou não.
A verdade é que, com a Internet, nós temos um acesso à informação que antes não tínhamos. Se isso é algo positivo, pois temos mais conhecimentos, também é verdade que dá aso a muita informação errada.
Temos assistido a uma campanha de desinformação no que diz respeito ao novo coronavírus, o que está gerando pânico na população, além de desprotegê-la, tendo em conta que se referem informações de proteção erradas.
Como tal, aqui vamos expor toda a informação científica e comprovada até ao momento pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais.
Lembramos que estas são as informações que temos conhecimento até ao momento. Estão sendo feitos estudos científicos diários para percebermos melhor como este vírus se propaga e sobrevive, assim como as melhores formas de erradicá-lo.
Sendo assim, esteja atento aos meios de comunicação para ter acesso a informações recentes e não acredite em tudo o que lê nas redes sociais ou informações enviadas pelo WhatsApp.

Sobre o Coronavírus


O Coronavírus é um tipo de vírus que se caracteriza por ter uma coroa, por isso ele tem esse nome. Existem vários coronavírus, e eles são capazes de causar infecções em pessoas.
Via de regra, as infecções por coronavírus atingem o sistema respiratório, por isso podem ser confundidas com uma simples gripe, pois os sintomas são semelhantes.
No entanto, quando estas infecções progridem, elas podem originar doenças mais severas, como a pneumonia.
O vírus é designado de SARS-CoV-2, o qual provoca a doença Covid-19. Ele foi identificado pela primeira vez na China, em dezembro de 2019. Ainda é desconhecida a fonte de infecção.
Este vírus transmite-se de pessoa para pessoa, tendo já infectado milhares de pessoas em vários países de todo o mundo.
Os sintomas são semelhantes a uma gripe e o quadro pode ser leve, moderado ou grave. Geralmente, os casos mais severos da doença são vistos em pessoas com doenças preexistentes, como doenças coronárias, diabetes, hipertensão arterial e doenças crônicas.
Nestes casos, pode desenvolver-se a síndrome respiratória aguda grave e, infelizmente, poderá causar a morte.
O vírus pode ficar incubado, sem sintomas, entre 2 a 14 dias e ainda está em curso a investigação da transmissão por pessoas assintomáticas.
No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são os Estados mais afetados, embora todo o país esteja em estado de alerta para esta pandemia, já decretada pela Organização Mundial de Saúde.

O que é o Coronavírus (Covid-19)?


O coronavírus é um tipo de vírus que causa Síndrome Respiratória Aguda Grave. Atualmente falamos de SARS-CoV-2, ou novo coronavírus, por ser um outro coronavírus. O primeiro apareceu em 2002.
Covid-19 é o nome que damos à doença causada pelo coronavírus, adicionando o 19, referente ao ano em que surgiu.
Anteriormente já haviam sido identificados outros coronavírus, e alguns provocaram infecções respiratórias graves em humanos, e surtos nas populações.
Entre 2002 e 2003 assistimos à infecção por coronavírus SARS-CoV, que causava, tal como o SARS-CoV-2, Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Em 2012 surgiu uma infecção pelo coronavírus MERS-CoV, causando a Síndrome Respiratória do Médio Oriente.
No que diz respeito ao SARS-CoV-2, ele se demarca pelo alto grau de transmissão, muito maior que uma simples gripe.
É transmitido pelas gotículas de saliva, através de espirros, tosse, mãos e objetos contaminados.

Sintomas e Tratamentos


A maior parte das pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2, ou novo coronavírus, apresenta sintomas de infecção respiratória leves ou moderados.
Tosse e falta de ar, ou dificuldade respiratória são comuns, assim como febre (acima dos 37,5ºC).
Quando a Covid-19 se desenvolve, poderá causar pneumonia grave, falência renal, insuficiência respiratória aguda, falência de outros órgãos e, se o quadro não reverter, pode levar a óbito.
Não havendo ainda uma vacina ou um antivírico dirigido ao SARS-CoV-2, o tratamento se restringe aos sintomas.
Como falamos de um vírus, não são adequados antibióticos. Estes são usados para eliminar e combater bactérias, não vírus.
O uso de antibióticos pode, até, ser contraproducente, pois pode aumentar a resistência aos medicamentos.

Como se prevenir:


Tendo em conta que a transmissão da Covid-19 se dá por contacto próximo a pessoas infectadas, ou objetos e superfícies contaminados, a melhor forma de se prevenir é evitar locais com grande número de pessoas.
Além disso, é fundamental adotar medidas de higiene e etiqueta respiratória.

  1. Tape o nariz e boca sempre que espirrar ou tossir com o antebraço ou com um lenço (de uso único), mas nunca use as mãos.
  2. Lave as mãos com frequência, com sabão e água, durante 20 segundos, pelo menos. Poderá também usar uma solução à base de álcool, preferencialmente com concentração acima dos 96%.
  3. Evite o contacto com a cara, especialmente boca, nariz e olhos.
  4. Não partilhe objetos pessoais.
  5. Evite o contato próximo com pessoas que tenham infecção respiratória.
  6. O uso da máscara de proteção não está aconselhado, destinando-se apenas a pessoas que estejam contaminadas, ou que tenham suspeita de contaminação de Covid-19.
  7. Isso porque o uso incorreto da máscara pode agravar o contágio, facilitando que o vírus se instale e se desenvolva.

Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Mantenha-se informado pelos meios de comunicação oficiais e, lembre-se, não acredite em tudo o que lê por aí! Confie nas informações dadas pelos organismos competentes!
Se cuide e proteja a sua família!

Fique em casa sempre que possível e se afaste de multidões!

Nenhum comentário:

Recentes aqui no Blog

Pesquisar este blog