Contos Waldryano

Contos Lucas José

Alemão Básico 2

Em alemão, o sujeito de uma frase (quem executa a ação) ocupa o chamado caso nominativo. Assim, na frase "Die Frau spielt" (a mulher brinca/joga/toca um instrumento), Frau está no caso nominativo.
caso acusativo é ocupado pela coisa ou pessoa que recebe a ação diretamente. Será, então, o objeto acusativo, que corresponde mais ou menos ao objeto direto em português. Por exemplo, na frase:
Der Lehrer nimmt den Bleistift

O professor pega o lápis,
Nessa frase, Der Lehrer é o sujeito (nominativo) e "den Bleistift" ("o lápis") é o objeto acusativo. Note que, embora Lehrer e Bleistift sejam substantivos masculinos, o artigo se modifica de acordo com o caso. Assim, o artigo definido masculino será der quando for o sujeito da frase, mas den quando for o objeto acusativo. As tabelas a seguir mostram como os artigos se modificam, dependendo de em qual desses dois casos ocorrem:
CasoMasculinoFemininoNeutroPlural
Nominativoderdiedasdie
Acusativodendiedasdie
CasoMasculinoFemininoNeutroPlural
Nominativoeineineein-
Acusativoeineneineein-
Não se desespere: no caso acusativo só o masculino muda, recebendo a declinação (isto é, a terminação) -n. O artigo indefinido masculino ein ("um"), por já terminar em 'n', recebe a terminação -en quando está no acusativo, resultando em einen.
Fonte: Duolingo


Nenhum comentário:

Recentes aqui no Blog

Pesquisar este blog