Alemão Básico 01

Três gêneros no singular, um gênero no plural

Os substantivos em alemão são sempre escritos com maiúscula, e podem ser femininos, masculinos ou neutros. Por exemplo: "Die Frau" (a mulher) é feminino, "der Mann" (o homem) é masculino e "Das Kind" (a criança) é neutro. O gênero gramatical pode não coincidir com o gênero de uma pessoa: "das Mädchen" (a menina) é um substantivo neutro em alemão. O gênero em alemão não tem de coincidir com a tradução para o português: "die Sonne" (o Sol) é feminino, enquanto "der Mond" (a Lua) é masculino. Em português dizemos "as mesas" e "os filhos" (ou seja, diferenciamos o gênero mesmo no plural). Em alemão, o gênero "desaparece" na forma plural de substantivos. Para todos os substantivos no plural o artigo definido é "die" (as/os). Às vezes, é útil visualizar o plural como um "quarto gênero", uma vez que é independente do gênero das palavras no singular. É importante que você aprenda cada substantivo com o gêneroporque em alemão algumas partes da frase mudam de acordo com gênero dos substantivos presentes (como em português: "A mesa preta", e "O teto preto"). Se você não tiver certeza do gênero de alguma palavra, o gênero mais comum é o masculino.
Resumindo:
Artigos definidosMasculinoFemininoNeutroPlural
Alemãoderdiedasdie
Portuguêsoa-----os/as
Artigos indefinidos
Alemãoeineineein
Portuguêsumuma-----
Mais tarde, você vai aprender que esses artigos estão sujeitos a alterações de acordo com o caso do substantivo. Por enquanto, apenas aprenda o gênero (masculino, feminino ou neutro) de cada substantivo que cruzar seu caminho.
Conjugação dos verbos
Conjugação é a transformação que um verbo (por exemplo, "encontrar") sofre para concordar em tempo, pessoa, modo etc. com o resto da ideia expressada (tornando-se "encontrada", "encontrarás", "encontrei", etc.).
O primeiro verbo que você vai aprender é "sein", que significa "ser" ou "estar". Ele é muito usado, mas tem a conjugação muito irregular, portanto preste atenção:
Pessoa em portuguêsPessoa em alemãoConjugação
Euichbin
Você/Tudubist
Ele/Elaer/sie/esist
Nóswirsind
Vocêsihrseid
Você/Vocês (Formal)Sie (formal)sind
Eles/Elassiesind
Para conjugar boa parte dos verbos no tempo presente em alemão, é preciso identificar a raiz invariável do verbo (removendo a terminação -en ou -n) e adicionando a terminação correspondente ao sujeito da frase. Um exemplo com verbo regular "SPIELEN" (brincar/jogar/tocar instrumento):
Pessoa em portuguêsPessoa em alemãoConjugação de spielenTerminação
Euichspiele-e
Você/Tuduspielst-st
Ele/Elaer/sie/esspielt-t
Nóswirspielen-en
Vocêsihrspielt-t
Você/Vocês (Formal)Sie (formal)spielen-en
Eles/Elassiespielen-en
A maioria dos verbos são conjugados de acordo com estas regras. Esses verbos são chamados verbos regulares. Alguns verbos não seguem essas regras para ser conjugados. Estes são os verbos irregulares. Você vai conhecer alguns um pouco mais tarde.
Preste bastante atenção ao pronome de segunda pessoa formal Sie(Você/Vocês) em alemão. Ele sempre é escrito com letra maiúscula, independente de sua posição na frase. Isso serve para diferenciá-lo de outros usos de "sie" (ela, eles/elas) que não são formais. Note ainda que, em alemão, além dos pronomes retos feminino (sie) e masculino (er), há um pronome para se referir a um substantivo do gênero neutro: es.
  • die Frau spielt (a mulher brinca) --> sie spielt (ela brinca)
  • der Mann spielt (o homem brinca) --> er spielt (ele brinca)
  • das Kind spielt (a criança brinca) --> es spielt (neste caso: ela brinca)
  • das Kaninchen spielt (o coelho brinca) --> es spielt (neste caso: ele brinca)
Fonte: Duolingo

Postagem em destaque

E se

E se algum ente querido tivesse morrido? E se um tapa na cara fosse o fim de um romance? E se o meu cachorrinho tive...