Contos Waldryano

Contos Lucas José

Guia prático para escrever um livro [Capítulo 09]

Capítulo 09
Análise da Narrativa - Werther



Vamos fazer uma pequena análise deste romance e como foi empregada a narrativa, lembrando que existe um usuário que postou este romance aqui no Wattpad [https://www.wattpad.com/story/20663081-os-sofrimentos-do-jovem-werther-de-goethe
É importante ler este romance a quem quer melhorar a sua narrativa:
Juntei cuidadosamente tudo quanto me foi possível recolher a respeito do pobre Werther, e aqui vos ofereço, certo de que mo agradecereis. Sei, também, que não podereis recusar vossa admiração e amizade ao seu espírito e caráter, vossas lágrimas ao seu destino. E a ti, homem bom, que sentes as mesmas angústias do desventurado Werther, possas tu encontrar alguma consolação em seus sofrimentos! Que este pequeno livro te seja um amigo, se a sorte ou a tua própria culpa não permitem que encontres outro mais à mão! (...) 

Observe que o narrador apresenta a história como se fosse real. Esta é uma estratégia na narrativa romântica,  naquele momento o escritor tinha consciência da perspectiva do leitor sobre os textos.
A apresentação dos eventos da vida de Werther ditos como história real pelo editor (narrador) embora esta história não fosse real, prepara o espírito do leitor e o torna propenso a se identificar com o personagem. Lembrando que o romance desencadeou a cultura da leitura, e neste momento a ficção poderia ser vista como desinteressante, por este modo, foi formulado na narrativa uma perspectiva do que estava sendo contado era real. Para facilitar esta estratégia, a história foi desenvolvida através de cartas como um documento comprovatório da veracidade dos fatos, o leitor vai lendo a sequencia cronológica e torna-se intimo do personagem, este envia ao editor, que só retorna no final do livro em terceira pessoa, para contar a morte de Werther e contar como os acontecimentos se precipitaram.
A estrutura deste romance faz com que o leitor acredite que a história foi real. Então é observável que o autor utilizou amplamente do conceito verossimilhança neste romance considerado obra prima mundial.
Crônicas de um Velho Jovem

Nenhum comentário:

Recentes aqui no Blog

Pesquisar este blog