Contos Waldryano

Contos Lucas

Guia prático para escrever um livro [Capítulo 02]




Capítulo 02
Mas afinal o que essa tal de literatura?

   



Antes de mais nada gostaria de Descrever o que é literatura, claro que dá um nó na nossa cabeça descrever a literatura, pois é um assunto amplo, que envolve diversos saberes. Mas poderia resumir deste modo:
-Literatura é uma arte.
Por isto devemos ter primazia ao ato de escrever, entendendo que literatura é uma arte começamos a melhorar e tentar adequar o nosso texto ao que realmente diferencia um texto que somente decodifica uma informação ao leitor, para uma obra que oferecerá ao leitor algo mais.
Difícil não é?
Por isto é necessário um pequeno estudo, que aprofundar-se-á em melhores textos. Vamos a um exemplo prático.
Machado de Assis.
   

- Nossa, Waldryano dinossauro, não me fale desta velharia machadiana! -Calma intrépido leitor é necessário tal abordagem para você entender melhor o que é literatura.
- Você sabia que Machado trabalhou em uma biblioteca e leu muito; antes de desenvolver seus textos?
Nosso amigo Machado leu diversos escritores e melhorou seu argumento. A partir daí, para quem pensa que as referencias machadianas foram filósofos e romances antigos. Não. Ele lia até a Bíblia, que é um ótimo manual de como escrever corretamente e melhorar a ortografia e a organização textual.
Mas voltando ao Senhor Machado, ele lia bastante e estava antenado com o que estava sendo desenvolvido lá na Europa em seu tempo, isto trouxe a ele uma assimilação e imitação (poderia assim dizer?) de conceitos aprimorando sua escrita e desenvolvendo sua própria narrativa, baseado-se em ombro de gigantes.
Então:
A literatura foi desenvolvida por diversos escritores através dos séculos, e quem quer melhorar sua escrita, utiliza-se de referencias estilísticas de como deve desenvolver seu próprio estilo ao ato de escrever.
A literatura, aquela genuína, é digamos útil para a sociedade pois retrata uma realidade vivida, assim foi pela diversidade de escritores que através da sua narrativa conseguiu repassar o que era pertinente ao seu cotidiano.
Então vamos sintetizar tudo que foi dito nesta frase:
A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade.
Isto é a literatura.
Aquela que serve de referencia para a eventual: - Literatura de entretenimento, ou literatura comercial.
Então:
A real literatura descreve a sociedade algum valor e isto faz com que ela resista ao tempo.
Agora você deve estar me perguntando: - Quero escrever somente uma literatura de entretenimento. Tudo bem, mas saibas que até mesmo para esta literatura é necessário aprender conceitos de construção textual que garantirá aos seus textos maior estrutura consequentemente melhorará sua argumentação. A literatura arte é quase inalcançável a nós mortais. MAS FAZ-SE NECESSÁRIO SABER DO QUE SE TRATA, para melhorar a argumentação e a narrativa, deste modo conceituar um estilo próprio ao seu texto.
A literatura de ficção em prosa, cuja definição mais crua é o texto "corrido", sem versificação, bem como suas formas, é o que será tratado aqui. Pode-se considerar que o romance, por exemplo, surge no início do século XVII com Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra. Subdivisões, aqui, dão-se em geral pelo tamanho e, de certa forma, pela complexidade do texto. Entre o conto, "curto", e o romance, "longo", situa-se por vezes a novela.
Então, iremos conversar mais sobre este texto corrido ficcional, capítulo a capítulo estaremos desvendando esta trama a fim de, aprendermos melhor a literatura e melhorar a escrita.

Guia prático Para escrever um livro